segunda-feira, março 30, 2015

Semana Santa



Como se preparar para uma boa confissão?

 A Igreja vive esses dias a Semana Santa, quando somos chamados a receber o Sacramento da Penitência, como orienta um dos mandamentos da Igreja, para esta época do ano.
Neste artigo, Felipe Aquino dá umas dicas de como se preparar para uma frutuosa confissão:
Para você fazer uma boa confissão é preciso examinar a sua consciência
É preciso avaliar a consciência com coragem, segundo a luz do Espírito Santo. E nada de esconder algo do sacerdote, pois ali ele representa o próprio Jesus.

1 – Amo Deus mais do que as coisas, as pessoas e os meus programas? Ou será que tenho adorado deuses falsos, como o prazer do sexo antes ou fora do casamento, o prazer da gula, o orgulho de aparecer, a vaidade de me exibir, de querer ser “o bom” etc.?
2 – Eu tenho, contra a lei de Deus, buscado poder, conhecimento, riquezas, soluções para meus problemas em coisas proibidas como horóscopos, mapa astral, leitura de cartas, búzios, tarôs, pirâmides, cristas, espiritismo, macumba, candomblé, magia negra, invocação dos mortos, leitura das mãos etc.? Tenho cultivado superstições? Figas, amuletos, duendes, gnomos e coisas parecidas? Ouço músicas que me influenciam e provocam alienação, violência, desejo de sexo, rebeldia e depravação?
3 – Rezo, confio em Deus, procuro a Igreja, participo da Santa Missa aos domingos? Eu me confesso? Comungo?
4 – Leio os Evangelhos, a Palavra viva de Jesus, ou será que o Senhor é um desconhecido para mim?
5 – Respeito, amo e defendo Deus, Nossa Senhora, os anjos e santos, as coisas sagradas ou será que sou um blasfemador que age como um inimigo de Jesus?
6 – Amo, honro, ajudo os meus pais ou meus irmãos, a minha família? Ou será que eu sou “um problema a mais” dentro da minha casa? Eu faço os meus pais chorarem? Eu sou um filho que só sabe exigir e exigir? Eu minto e sou fingido com eles? Vivo o mandamento: “Honrar pai e mãe”?
7 – Como vai o meu namoro? Faço da minha garota um objeto de prazer para mim, como um cigarro que eu fumo e jogo a “bita” fora? Ela é uma “pessoa” com a qual quero conviver ou é apenas uma “coisa” para me dar prazer?
8 – Vivo a vida sexual antes do casamento, fora do plano de Deus? Peco por pensamentos, palavras e atos com relação a assuntos como masturbação, revistas pornográficas, filmes, desfiles eróticos e roupas provocantes? Vivo o homossexualismo?
9 – Respeito meu corpo e minha saúde, que são dons de Deus? Ou será que eu destruo o meu corpo, que é o templo do Espírito Santo, com a prostituição, as drogas, as aventuras de alto risco, as brigas, violências, provocações etc.?
10 – Sou honesto ou será que tapeio os outros? Engano meus pais? Pego dinheiro escondido deles? Será que eu roubei algo de alguém, mesmo que seja algo sem muito valor? Já devolvi?
11 – Fiz mal para alguém? Feri alguém com palavras, pensamentos, atitudes, tapas e armas? Neguei o meu perdão a alguém? Desejei vingança? Tenho ódio de alguém?
12 – Eu falo mal dos outros? Vivo fofocando, destruindo a honra e o bom nome das pessoas? Sou caluniador e mexeriqueiro? Vivo julgando e condenando os outros? Sou compassivo, paciente e manso? Sei perdoar, como Jesus manda?
13 – Sou humilde, simples, prestativo e amigo de verdade?
14 – Vivo a caridade, sei sofrer para ajudar quem precisa de mim?
Partilho o que tenho com os irmãos ou sou egoísta?
15 – Sou desapegado das coisas materiais, do dinheiro?
16 – Sou guloso? Vivo só para comer ou como para viver?
17 – Eu bebo sem controle? Deixo que o álcool destrua minha vida e desgrace a minha família?
18 – Sou preguiçoso? Não trabalho direito? Deixo todas as minhas coisas jogadas e mal-arrumadas, estragando-se?
19 – Sinto raiva de alguém e não perdoo o mal que me fizeram? Desejo vingança contra alguém? Sou maldoso?
20 - Sou invejoso? Ciumento? Vivo desejando o mal para os outros?




Pastorais da Juventude lançam subsídio para Semana da Cidadania


A partir de agora, os grupos de jovens de todo país podem começar as vivências da Semana da Cidadania. O material, elaborado pela Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude (PJ), já está disponível em versão pdf para download livre.
São quatro materiais diferentes: apresentação, roda de conversa, roteiro de encontro e um roteiro de Ofício Divino da Juventude. A equipe que elaborou o material deste ano explica que a ideia é dinamizar a vivência da Atividade.
A proposta é que a Roda de Conversa e o Roteiro de Encontro sejam realizados durante todo o mês de março. Nesses dois materiais existem propostas de Gestos Concretos, que devem ser realizados durante a Semana da Cidadania, que acontece de 11 a 18 de abril. Já o Ofício Divino fica como uma proposta de Celebração para depois das atividades realizadas.


quarta-feira, março 25, 2015

Caminhada da Juventude

VENHAM PARTICIPAR DESTE MOMENTO DE ORAÇÃO E RETIRO, REFLETINDO CADA ESTAÇÃO DA MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO!

CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA.




Encontro em Aracanguá 22/03

Neste domingo (22/03) participamos de um encontro de Jovens do setor Auriflama/Salgado, na cidade de Santo Antonio do Aracanguá, no qual foi realizada dinâmicas pela Psicóloga Janaina e fundamentado no tema Amizade e suas definições para cada um, significando suporte, companheirismo, auxílio, união, cumplicidade, admiração. Foram divididos em 8 grupos que deveriam conversar sobre as suas vidas e as suas experiências de Grupo de Jovens para melhor se conhecerem e após o exercício, apresentar uma cena (estática ou em movimento) com o conjunto de tudo que foi abordado na conversa e em comum entre os membros da equipe. Concluímos que a maior parte dos grupos mostrou assuntos relacionados com a Amizade, tema este que foi o objetivo principal do encontro. Foi um momento muito bom que tivemos o prazer de fazer novas amizades, e aprender sobre as experiências de outros Grupos de Jovens. Houve ainda uma dinâmica de extrema importância para o nosso aprendizado, em que foram feitas diversas perguntas sobre a Bíblia Sagrada. Aconteceram momentos de orações que em todo o lugar se mostram essenciais.


"Amigo é aquele que recebe a graça de Deus e sabe confortar o próximo." (Rodrigo)





Por: Ana Luiza Camargo, Wellington Rincão e Juliana Arsufi




segunda-feira, março 23, 2015

Encontro 15/03: Quaresma

No encontro do dia 15 de Março, falamos sobre o tema "Quaresma". Realizamos a leitura da Palavra MT 6, 1-6/16-18 e pudemos refletir que: Quando jejuamos, não podemos parecer abatidos ou mostrar para as pessoas que estamos fazendo jejum, só temos que mostrar para o nosso Pai.
A Quaresma é um momento que todos devem refletir o quanto Jesus Cristo sofreu por nós e o quanto expressamos a nossa gratidão por isso. Com os 40 dias de Quaresma, oração, jejum, reflexão, retiro, devemos pensar nos atos cometidos e tornar-nos pessoas melhores, sem nos sentirmos superiores a ninguém.
Com a dinâmica do desenho feito com os olhos fechados, vimos que a nossa vida sem Jesus não tem sentido e é completa de desorganização e desestruturação.




Por: Hiane Silva