sábado, fevereiro 23, 2013

Encontro 17/02/13 Campanha da Fraternidade e Quaresma

Reflexão e oração são algumas das palavras em que devemos voltar o máximo de nossa atenção e compreensão, aplicadas nesta época de Quaresma. Quaresma, ao lado bíblico, é aquele momento em que Jesus passa 40 dias no deserto e em jejum, sendo um momento que antecede uma data muito especial para nós cristãos: a Páscoa. A data que celebra a ressurreição de Cristo! Grande parte dos fiéis fazem jejuns de suplementos de seu cotidiano, como comidas (carne, lanche) e bebidas (cerveja, refrigerantes). Porém, algo muito citado na homilia da Missa de Quarta-Feira de Cinzas e ainda no encontro do Grupo de Jovens, Quaresma não significa somente jejum de certos “suplementos” que foram citados acima, mas sim, de nossas atitudes, o que podemos e devemos mudar nelas? Tempo de muita reflexão, mudança e oração! Sendo assim, nos tornamos mais cristãos e filhos de Deus, firmes em nossa fé. Ajudar ao próximo é uma das propostas para este tempo. Resumindo: Caridade, Oração e Jejum!

Uma grande dúvida dos fiéis e da sociedade em geral, é o porquê de Quarta-Feira de Cinzas. Para a explicação, basta esta frase:
“Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar”

Tratamos ainda sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2013 “Fraternidade e Juventude” e o lema: “Eis-me aqui, envia-me.”
Fica aqui uma perguntinha para que cada um reflita e busque uma resposta dentro de si próprio: Que vida é essa pela qual seremos enviados? Estamos realmente dispostos a este envio?

Obrigado/a e até a próxima postagem! ;D


                                                                              Por: Leonardo Gomes e Juliana Arsufi


sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Com o tema “Fraternidade e Juventude” e o texto bíblico “Eis-me aqui, envia-me” a CF 2013 quer focar os jovens numa mudança de época dando destaque a cultura midiática. Nesse tempo de novas tecnologias avançadas e rápidas os jovens com facilidade dominam esses espaços e propõe a sociedade um novo jeito de viver, quebrando paradigmas e rompendo barreiras. Dessa forma os jovens do mundo midiático são protagonistas na construção desse novo tempo.

Nesse contexto, a Igreja do Brasil convida as juventudes para contribuir com a igreja na construção da “Civilização do Amor” através do uso ético das novas tecnologias. Os jovens trazem para a Igreja um novo jeito de Evangelizar através das novas tecnologias e propõem avanços às estruturas eclesiais, dando um salto de qualidade na ação evangelizadora.


terça-feira, fevereiro 05, 2013

ANO VOLTADO PARA A JUVENTUDE!

Em 2013, a Igreja no Brasil volta seu olhar para a juventude. Momentos como a Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) ajudarão a refletir sobre os anseios e desafios que os jovens enfrentam. Além disso, a 20ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral nos interpela a termos “atenção pastoral especial à juventude”.

Diante disso, a Equipe Central da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Mariana elaborou um material de apoio a fim de que as comunidades possam dinamizar os trabalhos da Campanha da Fraternidade.


Link para realizar o download do material: http://teiasmarianas.pbworks.com/w/file/fetch/62920082/material_CF2013.pdf



Formação para Coordenadores de Grupos de Jovens 03/02

No domingo passado nos reunimos na Escola Vocacional em Jales/SP com os coordenadores dos grupos de jovens de todos os setores de nossa diocese, onde tivemos a presença do nosso bispo e grande incentivador da juventude Dom Demétrio, e representantes dos seguintes movimentos: Cursilho, Vicentinos, Catequese, RCC e PJ.
Tivemos formações quais envolveram temas como a Campanha da Fraternidade 2013 "Eis-me aqui, envia-me!", O Ano da Fé, Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 e a maneira de lidar com nossos jovens e os atrair para nosso grupo.
O dia foi bem proveitoso, pois partilhamos experiências e aprendemos coisas que frutificarão e fortalecerão nossos grupos de jovens, fazendo com que nossa juventude seja ativa, com garra e cheia de espiritualidade! Recebemos também exemplares do Catecismo Jovem "You Cat" que é uma grande ferramenta para trabalharmos com nossos jovens, o que só veio a acrescentar.
Paz e bem amigos e muito obrigado pelo dia maravilhoso!

Via: Missionários da Diocese de Jales



  

Encontro 27/01 Confiança


História: Deus nunca erra


Há muito, muito tempo, num reino distante, havia um rei que não acreditava na bondade de DEUS. Havia, porém, um súdito que em todas as situações lhe dizia: Meu rei, não desanime porque tudo que Deus faz é perfeito.
Ele não erra! Um dia eles saíram para caçar e uma fera atacou o rei. O súdito conseguiu matar o animal, mas não pôde evitar que sua majestade perdesse um dedo da mão.
Furioso e sem mostrar gratidão por ter sido salvo, o nobre disse: Deus é bom? Se Ele fosse bom eu não teria sido atacado e perdido o meu dedo.
O servo apenas respondeu: Meu Rei, apesar de todas essas coisas, só posso dizer-lhe que Deus é bom; é que mesmo perder um dedo é para o seu bem.
O que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra! Indignado com a resposta, o rei mandou prender o súdito. Tempos depois, saiu para outra caçada e foi capturado por selvagens que faziam sacrifícios humanos.
Já no altar, prontos para sacrificar o nobre, os selvagens perceberam que a vítima não tinha um dos dedos e soltaram-no: ele não era perfeito para ser oferecido aos deuses.
Ao voltar para o palácio, mandou soltar o súdito e recebeu-o muito afetuosamente. Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Escapei de ser sacrificado pelos selvagens, justamente por não ter um dedo! Mas tenho uma dúvida: Se Deus é tão bom, por que permitiu que você, que tanto o defende, fosse preso? Meu rei, se eu tivesse ido com o senhor nessa caçada, teria sido sacrificado em seu lugar, pois não me falta dedo algum. Por isso, lembre-se: tudo o que Deus faz é perfeito. Deus sabe de tudo, nós não sabemos de nada. 

No encontro de domingo passado, em que o tema referia-se à confiança, queria ter contado essa história para a roda de conversa, mas certamente não lembrava todos os detalhes, então me ofereci para escrever pro blog, espero que os membros leiam a história e aplique-a em vossas rotinas. Achei adequada, pois a conclusão que tiramos no encontro foi que, se confiamos em Deus, confiamos em nós mesmos. 

Por: Tainá Serafim